SOBRE O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO
(PDF, 27 Kb)

Certa vez, Jesus Cristo disse:

“Não significa a alma mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?” – Mateus 6:25.

Ao falar de duas coisas interligadas (alma e corpo), Jesus podia estar se referindo a três. Por que podemos supor isto? Porque é possível inferir do que ele disse duas analogias interconectadas e ampliáveis, quando comparou a alma com o alimento, e o corpo com o vestuário:

1. alma / alimento

2. corpo / vestuário

Na segunda analogia temos o seguinte:

O que há fora do corpo - - - - - - - o vestuário (não essencial para o corpo)

O que há dentro do corpo - - - - - o alimento (essencial para o corpo)

Ou seja, três coisas: vestuário + corpo + alimento. Um dentro do outro.

Dentro do entendimento amplamente aceito, não há dúvida que para a primeira analogia temos:

O que há fora da alma - - - - - - o corpo (não essencial para a alma)*

O que há dentro da alma - - - - ? ? ? ? ? (essencial para a alma)

* Ou visto de outra maneira: O que há dentro do corpo? A alma.

Qual é a natureza essencial da alma? A alma que vai para o Hades ou para o céu após a morte do corpo? É a natureza espiritual, não é isso? Portanto, o espírito é aquilo essencial para a alma. Então, a relação completa é esta:

O que há fora da alma - - - - o corpo (não essencial para a alma)

O que há dentro da alma - - - - o espírito (essencial para a alma)

Ou seja, três coisas: corpo + alma + espírito. Um dentro do outro.

Tal conclusão está representada no diagrama abaixo:

Certa vez, Paulo fez referência aos três elementos acima, começando do mais essencial para o menos essencial:

“Que em todo respeito sejam preservados sãos o espírito, e a alma, e o corpo de vós, dum modo inculpe, na presença de nosso Senhor Jesus Cristo.” – 1 Tessalonicenses 5:23.

Mas o que dizer dos textos abaixo? Não seria o espírito algo essencialmente do corpo?

“Quando o espírito deles se vai, eles [os homens] voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos.” – Salmo 146:4, NVI.

“Deveras, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.” – Tiago 2:26.

Note no desenho acima que a fórmula proposta continua válida para os dois versículos acima, pois o espírito é o centro de tudo e fica dentro do corpo. Quando o espírito deixa o corpo (indo junto também a alma) o que resta é um corpo físico morto. E o que acontece ao espírito? A Bíblia responde:

“Então o pó retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.” – Eclesiastes 12:7.

E em que sentido o espírito retorna para Deus? Os textos abaixo fornecem uma pista:

“Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” – João 4:24.

“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos para vivermos?” – Hebreus 12:9, Almeida Fiel.

Deus é o Espírito a quem pertencem todos os demais espíritos. Quando o espírito sai do corpo, ele retorna para a realidade própria de Deus, ou seja, a espiritual. Deve ser por esta mesma razão que a Bíblia informa que Abraão, Isaque e Jacó continuam vivos para Deus. Eles morreram apenas para nós, quando seus corpos físicos deixaram de funcionar. – Mateus 22:29-33.

Portanto, o homem é formado por corpo, alma e espírito. Os teólogos chamam essa formação de natureza tricotômica. E embora seja óbvio que a alma tem uma natureza espiritual, devido ao contexto bíblico relacionado ao Seol / Hades, a explanação acima ajuda a visualizar este fato.

Textos para refletir. . .

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” – 1 Coríntios 3:16, 17, NVI.

“Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” – 2 Coríntios 3:17, 18, NVI.

“Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados*.” – Hebreus 12:22, 23, NVI.

* “…. espíritos dos justos, que chegaram à perfeição.” (Bíblia Vozes)

- - -

Autor: Adelmo Medeiros

Fortaleza, 16 de março de 2020

 

voltar para página principal