english

português

 

A DIVINA PROPORÇÃO

 

artigos

 

Dentre todas as proporções envolvendo segmentos, uma chamou a atenção de vários matemáticos. O físico Johannes Kepler (1571-1630) a chamou de “divina proporção”. Observe o retângulo abaixo:

 

 

Se dividirmos a largura pela altura (o lado maior pelo menor), obteremos aproximadamente 1,618. Essa razão é conhecida como “razão áurea”. Diversas pesquisas demonstraram que é a forma geométrica mais agradável aos olhos humanos. Por isso, esse formato é adotado em livros, quadros e construções.

 

O mais interessante é que tal proporção é encontrada abundantemente na natureza, por isso ela veio a ser chamada de divina proporção, pois Deus teve especial predileção por ela. Veja a seguir dois exemplos.


Molusco Náutilo (nautilus pompilius)

.....

 

Se um corte transversal for feito na concha desse molusco, notar-se-á que ela é formada por partes de círculos inscritos em um redemoninho de quadrados, como pode ser observado no esquema acima:

 

Na figura da direita nota-se que a concha cresce obedecendo a seguinte proporção:

 

AB = BC ... =..FG = aprox. 1,618
BC ...FG ........FD


Corpo Humano

 

Conforme a gravura acima, notamos que na cabeça a linha dos olhos marca uma divisão áurea em relação ao comprimento total do rosto. Percebemos ainda uma proporção áurea da distância entre a base do nariz e a extremidade do queixo.

 

 

No tronco, observamos que o umbigo marca a proporção áurea do comprimento do corpo.

 

 

Já nas mãos, o tamanho dos dedos tem proporções áureas com cada uma de suas articulações.

 

Portanto, independente de você ter nascido uma beldade ou não, saiba que Deus desenhou o seu corpo com padrões esteticamente divinos e que nada nele é fruto do mero acaso.

 


Fonte consultada:

 

Para Saber Matemática (2006), Editora Saraiva, pp. 30, 31.

 

Crédito das imagens:

 

Para Saber Matemática (2006), Editora Saraiva, pp. 30, 31.

 

 

voltar