A DIVINA PROPORÇÃO
Dentre todas as proporções envolvendo segmentos, uma chamou a atenção de vários matemáticos. O físico Johannes Kepler (1571-1630) a chamou de “divina proporção”. Observe o retângulo abaixo:
Se dividirmos a largura pela altura (o lado maior pelo menor), obteremos aproximadamente 1,618. Essa razão é conhecida como “razão áurea”. Diversas pesquisas demonstraram que é a forma geométrica mais agradável aos olhos humanos. Por isso, esse formato é adotado em livros, quadros e construções.
O mais interessante é que tal proporção é encontrada abundantemente na natureza, por isso ela veio a ser chamada de divina proporção, pois Deus teve especial predileção por ela. Veja a seguir dois exemplos.
Molusco Náutilo (nautilus pompilius)
.....
Se um corte transversal for feito na concha desse molusco, notar-se-á que ela é formada por partes de círculos inscritos em um redemoninho de quadrados, como pode ser observado no esquema acima:
Na figura da direita nota-se que a concha cresce obedecendo a seguinte proporção:
AB
= BC ...
=..FG
=
aprox. 1,618
BC ...FG .......
.FD
Corpo Humano
Conforme a gravura acima, notamos que na cabeça a linha dos olhos marca uma divisão áurea em relação ao comprimento total do rosto. Percebemos ainda uma proporção áurea da distância entre a base do nariz e a extremidade do queixo.
No tronco, observamos que o umbigo marca a proporção áurea do comprimento do corpo.
Já nas mãos, o tamanho dos dedos tem proporções áureas com cada uma de suas articulações.
Portanto, independente de você ter nascido uma beldade ou não, saiba que Deus desenhou o seu corpo com padrões esteticamente divinos e que nada nele é fruto do mero acaso.
Fonte consultada:
Para Saber Matemática (2006), Editora Saraiva, pp. 30, 31.
Crédito das imagens:
Para Saber Matemática (2006), Editora Saraiva, pp. 30, 31.