O QUE É GEOLOGIA?

Geologia é o estudo da Terra - suas rochas, mineerais, solos, água e atmosfera. Os geólogos tentam entender como esses materiais se formaram e por que estão constantemente sendo alterados. Eles almejam explicar os mecanismos pelos quais as montanhas são criadas e, a seguir, erodidas pelos rios, ventos e geleiras. Investigam como nossas várias paisagens teriam-se formado, determinam como deveria ser a aparência da Terra há milhões de anos e predizem como ela deverá ser daqui a milhões de anos.

Os geólogos fornecem estudos sobre fundações terrestres que permitem aos engenheiros construir auto-estradas, túneis e arranha-céus. Os geólogos podem ser encontrados em ação por toda a Terra, estudando rochas e formações terrestres no campo, analisando amostras em laboratório e observando processos geológicos submersos nos oceanos. Um deles até foi estudar as rochas do nosso satélite, a Lua - o astronauta e geólogo Harrison Schmidt da equipe da Apolo 17.

O estudo da geologia nunca foi tão emocionante. Descobertas feitas nos últimos trinta anos mudaram muito nosso entendimento sobre os processos terrestres, as paisagens e os recursos. Os avanços tecnológicos nos tornaram aptos a estudar partes remotas da Terra e também de nossos planetas vizinhos. Investigações de campo e em laboratório nos têm fornecido novas maneiras de conceber a origem da vida e sua evolução.

A geologia, que começou como uma ciência devotada a encontrar novos recursos e combustíveis, torna-se cada vez mais relevante para nós à medida que a população aumenta e novas áreas são habitadas. Hoje os geólogos usam sua técnica para achar novas fontes de água, para combater a erosão do solo, para prevenir deslizamentos de terra em estradas, para prever e suavizar as consequencias de terremotos e erupções vulcânicas e para minimizar os efeitos da erosão e de enchentes nas margens de rios e nas encostas marinhas.

Os geólogos trabalham com outros cientistas e engenheiros para planejar como obter recursos e construir sobre a Terra de modo a preservar nosso ambiente para as futuras gerações.

Extraído integralmente de:

Coch, Nicholas K. e Ludman, Alan, Physical geology. New York, 1991, p. vii e 2.

Tradução: Química na Abordagem do Cotidiano (1999), Vol. 1, Tito & Canto, Editora Moderna.

 

voltar para página principal