english

português

 

FREI LUCA PACIOLI

 

artigos

Luca Pacioli foi um professor de matemática que nasceu na Itália em 1445 e morreu em 1514. Lecionou em Firenza, Milão, Roma, e em outras cidades italianas, mas tornou-se célebre pela sua obra "Summa de Aritmética Geometria Proportioni et Proportionalitá", divulgada em 1470 e depois publicada em 1494.

 

Este livro teve uma grande divulgação, tendo Pacioli se baseado muito no “Liber Abbaci”, de Fibonacci, e reunido todos os conhecimentos de aritmética, álgebra e geometria até então conhecidos, dentre eles: números racionais, irracionais, números positivos e negativos, problemas geométricos que dependiam da resolução de equações do 1º e do 2º grau com uma ou mais incógnitas. Empregou um simbolismo ainda bastante imperfeito e, nessa sua obra, os estudiosos do período de 1500 - 1600, se basearam para as descobertas no campo da álgebra.

 

Frei Pacioli também se notabilizou pela contribuição que deu para as Ciências Contábeis. Foi ele o idealizador das chamadas "partidas dobradas", segundo as quais para todo débito sempre há um crédito correspondente e de igual valor. Com o tempo esse conceito foi aprimorado e hoje faz parte do cotidiano daqueles que trabalham com Contabilidade no mundo inteiro.

 

Fonte consultada:

 

Alfarrábios sem identificação de origem, do meu acervo pessoal.

 

 

 

 

voltar