USANDO UM PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA CONFIRMAR DATAS ANTIGAS
Ao usarmos o programa Starry Night para simular as observações astronômicas das tábuas cuneiformes dos babilônios, vemos o incrível grau de precisão do programa em relação ao que é relatado nas tabuinhas. Isso por si só é uma evidência de que o programa funciona corretamente e que podemos confiar nele sem reservas. Se houvesse uma grande margem de erro, os resultados seriam os mais adversos possíveis e não de total harmonia em todos os casos estudados. No entanto, para dirimir qualquer dúvida que alguém possa ter da precisão deste programa de computador, irei simular um evento recente, o qual pode ser comprovado por fotos.
O acontecimento que escolhi é o primeiro eclipse lunar do ano de 2007, que aconteceu no dia 3 de março. Antes de ocorrer o eclipse, o jornal brasileiro Folha de São Paulo publicou o seguinte:
"O primeiro eclipse lunar total de 2007 poderá ser visto neste sábado em todo o Brasil e pela internet.... O fenômeno poderá ser observado a partir das 18h35, poucos minutos depois do surgimento da Lua. Os astrônomos calculam que a Lua ficará completamente coberta pela sombra da Terra entre 19h44 e 20h57." - Link da notícia.
Um pessoa naquele dia que tivesse o Starry Night poderia ligar o seu computador e verificar se a previsão acima estava correta ou não. Para repetir o que essa pessoa faria, é preciso primeiramente dizer para o programa o lugar de onde a "observação" será feita, fornecendo as coordenadas do local (latitude e longitude). Para esta simulação escolhi as coordenadas da cidade de São Paulo:
Latitude
: 23º 32' 51" S
Longitude : 46º 38' 10" W
Onde: S = sul e W=oeste.
Para inserir esta informação é preciso entrar em "Set Home Location", que fica em "Go" na barra de tarefas superior do aplicativo. O jornal disse que o fenômeno poderia ser observado a partir de 18:35 h, poucos minutos depois do surgimento da lua. Então, para conferir, basta colocar o dia e o horário desejados no campo de entradas do programa. E ele realmente mostra que às 18:35 h a lua começou a aparecer.
18:35
h - Lua começa a surgir no horizonte de São Paulo.
Se avançarmos um pouco, veremos a lua já acima do horizonte e o eclipse em pleno andamento:
18:55
h - Lua acima do horizonte, eclipse em andamento
Ao avançarmos para 19:20h, vemos que a lua já está quase coberta:
19:35
h - eclipse em momento avançado
Finalmente, o jornal mencionou que a partir de 19:44 h a lua estaria completamente coberta pela sombra da Terra. E é exatamente o que o Starry Night mostra para esse momento:
19:44
h - eclipse no ponto máximo; lua totalmente coberta
O jornal também disse que a lua ficaria coberta até 20:57. O Starry Night também confirma essa informação:
20:57
h - a lua, já mais alta no céu, continua coberta
Pouco depois do horário acima, a lua começa a reaparecer:
21:10
h - lua iniciando o seu reaparecimento
Às 21:25 h nota-se mais ainda o reaparecimento da lua e o eclipse indo para o seu fim:
21:25
h - Eclipse acabando
O eclipse acabou totalmente um pouco mais de dez da noite. Portanto, as imagens acima, extraídas do Starry Night, coincidem perfeitamente com a previsão publicada na Folha de São Paulo.
Agora vamos ver uma fotografia tirada desse eclipse e comparar com o que o programa mostra. A foto a seguir foi tirada em Belo Horizonte, às 18:37 h:
http://www.cosmobrain.com.br/astrofotografia/eclipse2007/grupo6.php
Pedindo ao Starry Night para ele mostrar esse eclipse em Belo Horizonte, às 18:37 h, a imagem apresentada será a seguinte:
Note que a lua já levou a primeira "mordida" e o eclipse está em seu início, exatamente como prova a foto tirada em Belo Horizonte. Se olharmos mais de perto as imagens fornecidas pelo Starry Night veremos o seguinte:
Caso queira fazer a simulação acima, as coordenadas de Belo Horizonte são:
Latitude
: 19º 55' 15" S
Longitude : 43º 56' 16" W
Para ver uma lista completa das coordenadas de cidades brasileiras consulte este site.