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SOBRE O ANIQUILACIONISMO E A IMORTALIDADE DA ALMA

 

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AVISO: em 13 de agosto de 2016 disponibilizei um novo PDF para download, com os hiperlinks internos todos ativos. O arquivo anterior não estava com esse recurso, e era necessário copiar e colar os endereços de Internet no navegador. No entanto, descobri recentemente que alguns deles eram “colados” de maneira incompleta e as páginas não abriam (geralmente por ficar faltando algum traço do endereço). Visto que isso podia atrapalhar a conferência da bibliografia utilizada, substituí o documento por um onde basta clicar nos links para abrir as páginas a que eles se referem. E em 13 de setembro de 2017 fiz uma nova substituição do arquivo, pois foi preciso atualizar alguns dos referidos links e corrigir alguns títulos que estavam posicionados em páginas erradas. Além disso, acrescentei abas laterais de conteúdo (bookmarks), que facilitam o acesso às informações. Por isso, caso você tenha baixado uma versão anterior à última data mencionada, recomendo que faça novamente o download do PDF. Por fim, visto que não há planos no momento para uma segunda edição, veja também algumas correções de conteúdo indicadas no link abaixo das erratas.

 

ERRATAS desta edição: clique aqui para vê-las

 

 

Outro livro recomendado: Obras Teológicas e de Referência Apoiam o Aniquilacionismo?

 

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Há cristãos que costumam afirmar que a punição dos maus será o sofrimento eterno num “inferno de fogo”, e chamam de aniquilacionistas os que repudiam tal ensino e não acreditam na imortalidade da alma. Mas o que a Bíblia realmente ensina sobre esse assunto? O homem tem ou não uma alma imortal? Se ele tem, qual a razão de alguns que professam o Cristianismo acharem que não? O objetivo deste livro é apresentar respostas satisfatórias a tais questões e outras relacionadas, dentro de um enfoque diferenciado, que leva também em consideração aspectos históricos, antropológicos e linguísticos. O ponto de partida dessa interessante análise são determinados comentários publicados por um autor que escreve a favor do aniquilacionismo, cuja definição poderá ser melhor compreendida no capítulo 2.

 

SUMÁRIO


Introdução

 

Notas prévias importantes


Parte 1 - Analisando os argumentos de um "bereano" e seus "consultores"


CAPÍTULO 1: Martinho Lutero era aniquilacionista?


CAPÍTULO 2: A face oculta do aniquilacionismo


CAPÍTULO 3: Sobre a tradução correta de Hebreus 11:16


CAPÍTULO 4: Uso de traduções para mostrar o que a Bíblia "realmente diz"


CAPÍTULO 5: Apropriação indevida da linguagem bíblica


CAPÍTULO 6: A natureza do Seol


CAPÍTULO 7: Efésios 4:8, 9 e a localização do Hades


CAPÍTULO 8: Os homens não podem matar a alma


CAPÍTULO 9: Sobre a palavra imortalidade


CAPÍTULO 10: Salvar ou destruir uma alma


CAPÍTULO 11: O que Jó falou sobre a morte


CAPÍTULO 12: Condenar os que não creem na imortalidade da alma?


CAPÍTULO 13: A lógica bíblica não percebida


CAPÍTULO 14: As sombras não louvam a Deus


CAPÍTULO 15: Os apóstolos acreditavam em fantasmas?


CAPÍTULO 16: Questões de maior amplitude


Parte 2 - Histórias importantes normalmente ignoradas


CAPÍTULO 17: O conceito dos primeiros cristãos sobre a alma


CAPÍTULO 18: Manuscritos judaicos pré-cristãos


CAPÍTULO 19: Usos da palavra "alma" nas obras gregas da Antiguidade


CAPÍTULO 20: A concepção de alma dos antigos hebreus


CAPÍTULO 21: Mais exemplos da "técnica" em distorcer autores patrísticos


CAPÍTULO 22: O aparecimento de Samuel à necromante foi verídico?


CAPÍTULO 23: Considerações sobre o Jardim do Éden e o fim do mundo


CONCLUSÃO

 

 

Apêndices


A1. DAS PROFUNDEZAS DA TERRA TU ME FARÁS SUBIR


A2. TEXTOS BÍBLICOS QUE MENCIONAM ALMAS, ANJOS E ESPÍRITOS


A3. OUTRAS INFORMAÇÃOES BÍBLICAS SOBRE O SEOL


A4. COMENTÁRIOS ADICIONAIS SOBRE MATEUS 10:28


A5. COMENTANDO MAIS PONTOS CRITICADOS PELO AUTOR DO MB


A6. SOBRE O ESFORÇO PARA ENTENDER AS ESCRITURAS SAGRADAS


A7. QUAL É A TRADUÇÃO CORRETA DE LUCAS 23:43?


A8. TEXTOS AMIÚDE MAL APLICADOS PELOS ANIQUILACIONISTAS


LIVROS E TEXTOS CONSULTADOS


CRÉDITOS DAS IMAGENS UTILIZADAS

 

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ERRATAS:

 

Numa eventual segunda edição do livro os erros abaixo identificados serão corrigidos.

 

1) No capítulo 7 (p. 90), há uma tabela indicando “Filipenses 9:10,11” quando deveria ser “Filipenses 2:9-11”

 

2) No capítulo 9 (p. 116) e no apêndice A6 (p. 382), eu disse erroneamente que a palavra grega anastasis é usada em Mateus 12:11 para se referir à ressurreição, quando, na verdade, é egeíro. De qualquer modo, isso não atrapalha o argumento apresentado nesses dois trechos, pois ambas as palavras são usadas no Novo Testamento para se referir à ressurreição dos mortos. Veja, por exemplo, João 5:21, 29, onde egeíro e anastasis aparecem respectivamente com esse sentido, indicando que eram termos utilizados de maneira intercambiável (veja também João 11:24 e 12:17). De modo que egeíro ser usado em Mateus 12:11 faz é reforçar o ponto lá explicado, pois uma mesma palavra é utilizada tanto para se referir a uma ovelha que é retirada de uma cova quanto para uma alma que é resgatada do Hades.

 

3) No capítulo 21 (p. 232) na segunda nota onde se lê: "o cenário mencionado nela, de perseguição e martírio dos cristãos, desapareceu a partir do século III", leia-se "o cenário mencionado nela, de perseguição e martírio dos cristãos, desapareceu a partir do século IV". As perseguições aos cristãos só acabaram definitivamente no império romano em 325 d.C. Em geral, considera-se que elas começaram no ano 64 d.C.

 

 

sumário

 

 

 

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