QUANTAS NOITES JESUS PASSOU NO HADES?
(PDF, 30 Kb)

Porque, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim estará também o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra.

Mateus 12:40.

 

Jesus morreu por volta das 15 h de uma sexta-feira e ressuscitou no domingo de manhã. Sendo assim, seu corpo NÃO PASSOU três noites no sepulcro, mas apenas duas, conforme demonstrado na gravura abaixo:

O dia judaico começava no início da noite, após o pôr-do-sol. Percebe-se que o período entre a morte e a ressurreição compreendeu a tarde da sexta-feira, o sábado inteiro e as primeiras horas do domingo. Os comentaristas bíblicos costumam dizer que não se deve entender literalmente o que Jesus havia falado de passar “três dias e três noites” no coração da terra, pois essa expressão estaria de acordo com a maneira judaica de computar o tempo. Um pedaço do dia podia ser considerado um dia inteiro, o que incluiria até sua noite.

Entendendo-se “dia” como sendo as horas em que há luz do sol, nota-se que o intervalo realmente abrangeu três dias. Entretanto, foram apenas duas noites, conforme indicado no desenho. Mas será que existe algo no Novo Testamento que demonstre que Jesus realmente passou três noites no Hades?

Uma coisa é certa, o corpo de Jesus realmente passou apenas duas noites no sepulcro, e não há como dizer que foi mais tempo. Mas não foi no sepulcro que Jesus disse que passaria três noites. Ele falou que seria no coração da terra. A enciclopédia bíblica das “Testemunhas de Jeová” esclarece que essa expressão significa “no centro da terra”, denotando assim um lugar extremamente profundo no interior do planeta. – Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 1, p. 556.

Essa profunda região é chamada na Bíblia de “Seol” ou “Hades”, sendo ela um local invisível aos olhos humanos e as almas das pessoas que morrem vão para lá. Ao passo que existem muitas sepulturas, só existe um Hades. O corpo físico de Jesus jamais foi para tal lugar, mas ficou numa câmara mortuária acima do nível do chão. O corpo ficou no sepulcro, mas sua alma foi para o Hades (Atos 2:22-28). Para mais informações sobre isso consulte Seol, ou Hades, e Conceitos Relacionados.

Note agora o que a Bíblia relata sobre o que aconteceu no domingo, após a ressurreição, no dia que precedeu o que seria a terceira noite no Hades:

“Ora, enquanto conversavam e palestravam [numa estrada, a caminho de Emaús], aproximou-se o próprio Jesus e começou a andar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes disse: ‘Que assuntos são estes que debateis entre vós enquanto estais caminhando?’ E eles ficaram parados de rostos tristes. Em resposta disse-lhe aquele que tinha o nome de Cléopas: ‘Moras sozinho, como forasteiro, em Jerusalém, e não sabes as coisas que ocorreram nela nestes dias?’ E ele lhes disse: ‘Que coisas?’ Disseram-lhe: ‘As coisas a respeito de Jesus, o nazareno, que se tornou profeta poderoso em obras e palavra perante Deus e todo o povo; e como os nossos principais sacerdotes e governantes o entregaram à sentença de morte e o pregaram numa estaca. Mas nós esperávamos que este homem fosse o destinado a livrar Israel; sim, e além de todas estas coisas, este já é o terceiro dia desde que essas coisas ocorreram”. – Lucas 24:13-21.

Daí, Jesus passou a explicar para aqueles discípulos as profecias a respeito de si mesmo, a fim de que eles compreendessem que todas aquelas coisas tinham mesmo de ter acontecido. O relato prossegue:

“Por fim chegaram perto da aldeia para a qual caminhavam, e ele fez como se fosse caminhar mais para diante. Mas eles exerceram pressão sobre ele, dizendo: ‘Fica conosco, porque já está anoitecendo e o dia já está declinando’. Em vista disso, entrou para ficar com eles. E, ao se recostar com eles à mesa, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e começou a dar-lho. Com isso abriram-se-lhes plenamente os olhos e o reconheceram; e ele desapareceu de diante deles”. – Lucas 24:28-31.

Conforme se vê no relato, tão logo a terceira noite começou o ressuscitado Jesus se desmaterializou instantaneamente na frente daqueles discípulos, depois de ter passado a tarde com eles. Sendo assim, já que reassumiu a forma espiritual, o que impediria Jesus de voltar ao Hades naquela mesma noite para continuar a fazer o que talvez tivesse iniciado nas duas noites anteriores? Afinal, no poder do espírito isto seria totalmente possível. E nem seria preciso ele passar a noite inteira por lá. O tempo que passasse já seria suficiente para cumprir o que ele mesmo dissera, de que passaria três dias e três noites no coração da Terra. Pode ser até que tenha sido nessa terceira e última noite que ele pregou aos espíritos em prisão ou aos anjos confinados no Tártaro.

Portanto, as palavras de Jesus em Mateus 12:40 podem ter tido um cumprimento duplo, referente (1) à sua ressurreição e (2) à sua descida ao Hades. Para mais detalhes sobre este episódio, queira ler o artigo abaixo indicado.

A descida de Jesus ao Hades e sua subida para o Céu

 

Fortaleza, 01 de março de 2020

Autor: Adelmo Medeiros

 

 

voltar para página principal